mercoledì 10 giugno 2009

“SANT’ANTONIO E I FERROVIERI DI CATANZARO LIDO”

Un volume di Vincenzo Belcamino, studioso di tradizioni locali, pubblicato dalle Edizioni Ursini.
Definito il programma dei festeggiamenti, che prevede anche una mostra fotografica di Andrea Bressi dal titolo “Religiosità Popolare nel Catanzarese”.
Riceviamo e pubblichiamo
.
Catanzaro Lido - Festa di S. Antonio, patrono dei ferrovieri, a Catanzaro Lido. La celebrazione, a cura di un apposito comitato presieduto dal macchinista Umberto Canino, si aprirà venerdì, alle ore 9,30 quando la statuina del Santo di Padova, collocata nel piazzale del Dopolavoro, sarà portata per la benedizione, a bordo di un’automotrice, nei locali dell’Officina Nazionale Mezzi d’opera, in località Fortuna, dopo una sosta sul primo binario della stazione per la benedizione di rito...
.
Figlia di ferroviere in abitino di S. Antonio per grazia ricevuta.

2 commenti:

Tétis ha detto...

Olá Domenico

Belíssima esta informação sobre a esta obra que fala das festividades em honra de Santo António (suponho que seja Santo António de Lisboa, ou será de Pádua??? rsrsrsrs).

Desconhecia que Santo António também fosse padroeiro dos ferroviários em Catanzaro.

Seja de Lisboa ou de Pádua, penso que este santo é universal já que em quase todo o mundo se lhe prestam justíssimas homenagens.

No próximo sábado, dia 13, é o feriado de Lisboa, dia de Santo António, e tenciono colocar um post sobre esse facto. Espero a tua visita e respectivo comentário!...

Beijos amigos

Domenico Condito ha detto...

Olá Tétis

Claro que trata-se de Santo António de Lisboa, mas para muitos, e para os italianos especialmente é conhecido como Santo António de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade. Pois em regra, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada, mas os católicos bem informados sabem que Santo Antônio, um dos santos de maior devoção de todos os povos, é sem dúvida o primeiro português com projeção universal.
No dia 13 de Junho 2007 segui a lindíssima procissão de Santo António pelas ruas de Lisboa, e cantei os cânticos devocionais com os devotos portugueses…
Depois, naturalmente, sardinhas assadas e bom vinho tinto... Gostei muito!!!

Beijos amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...